quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CAMINHOS

Como diz o amigo Marcelo Cassiano: “Um caminho é compreendido por uma ida e uma volta”. Mas será que existe volta para todos os caminhos?

Os caminhos que nos levam ao litoral, à montanha ou a algum destino físico realmente são compreendidos de uma ida e uma volta, apesar de que a volta pode não ser tão prazerosa quanto à ida.

Já para os caminhos de nossas vidas, a volta inexiste. Quando decidimos seguir determinados caminhos, tomar certas decisões em nossas vidas, as consequências que virão em decorrência daquele momento podem ser desagradáveis e é exatamente nesse momento em que procuramos, em vão, o caminho para voltarmos ao ponto de onde partimos.

Quantas vezes olhamos para o passado e pensamos: “Se eu tivesse a chance de voltar naquele momento, faria diferente”. Não adianta mais, a história de nossas vidas já foi escrita, não há mais como apagá-la. Sendo impossível voltarmos, será que é possível reverter todo o mal causado?

Recomeço, começar, no presente, a escrever um futuro sem sofrimento, sem dor, e com muitos momentos felizes. Desfazer o mal já não podemos, mas começar a fazer o bem é o que devemos fazer.

Amizades e amores perdidos se foram, novos amigos e companheiros virão; olhar para trás é necessário; ficar tentando consertá-lo, não; errar faz parte da natureza humana; deixar de cometer os mesmos erros é evoluir.

Caminhos mudam o tempo todo, seres humanos buscam dia a dia a evolução, por isso olhe para dentro de si e veja qual o caminho que o levará a sentir aquilo que muitos buscam, poucos alcançam e apenas os privilegiados vivem, a felicidade.

Nenhum comentário: